mas afinal,

quem sou eu?

atenção: É muito importante que você leia cada palavra desse texto com atenção. Elas foram escritas por mim com muito zelo e irão te fazer entender se sou ou não o profissional adequado para resolver seu problema.

sobre mim.

Tenho um pensamento fixo: assim como na medicina, a advocacia precisa ir além de simplesmente resolver um contratempo.

Vou te explicar melhor.

Para mim, os problemas jurídicos se assemelham muito a problemas de saúde: essas questões são capazes de tirar nossa paz, nosso sono e até nossa sanidade.

Não fique com medo de admitir que você não gostaria de ter um processo judicial. Ninguém deseja processar ou ser processado e isso é normal.

Mas o processo existe e existe para o bem.

O processo é uma ferramenta transformadora: é por meio dele que se faz a justiça, é por meio e após suas diversas etapas traumatizantes e burocráticas que o juiz decide quem tem razão. A burocracia existe, mas existe por uma razão. E apesar de todos os pesares, ele continua sendo a melhor forma desenvolvida por nós, seres humanos, de proteger os seus direitos, de mudar uma situação de injustiça em uma situação de justiça.

Winston Churchill, Primeiro-Ministro da Inglaterra durante a Segunda Guerra Mundial, dizia que “a democracia é a pior forma de governo, com exceção de todas as demais”. Permita-me usar as palavras desse grande líder para dizer que o processo é a pior forma de resolver o seu problema, com exceção de todas as outras.

Ainda assim, muitos têm medo dele. “De que vale eu ganhar meu processo se vou passar nervoso? Serão anos esperando o resultado, anos sem acompanhar as novidades, anos sem entender nada…”: eis aqui a principal reclamação de quem me procura.

Você provavelmente sente a mesma coisa. É uma “dor” totalmente comum em quem não é do ramo jurídico. Fazer uma retirada de apêndice é algo comum para um cirurgião; afinal, ele faz várias cirurgias desse tipo em uma semana e tem controle de tudo que pode dar errado. Porém, assim como eu, você deve morrer de medo de uma cirurgia, não? E isso por não cortarmos vários apêndices toda semana.

Mas um médico pode diminuir seu medo de operar. Se ele pedir todos os exames necessários para investigar possíveis complicações na cirurgia, se ele te acompanhar de perto e explicar tudo que vai acontecer, se ele trazer estatísticas e falar sobre outras cirurgias idênticas realizadas por ele, se ele passar segurança e mostrar-se competente, você ficará bem mais tranquilo. Não é verdade?

Eu sei que sim. Alguns familiares próximos já precisaram operar e, apesar do medo natural, eu tinha certeza de que eles estavam em boas mãos e sairiam com vida da cirurgia. Sempre escolhi profissionais competentes e preocupados com a situação, isso me tranquilizava.

E graças aos médicos e ao bom Deus, todos meus familiares saíram bem dessas cirurgias.

Desde o momento em que decidi ser advogado, refleti bastante sobre isso e cheguei a uma conclusão. Para auxiliar mesmo meus clientes, eu preciso ir além do conhecimento da Lei: eu preciso ser um “cuidador de problemas jurídicos”.

O advogado “cuidador de problemas jurídicos” vai além de uma petição ou recurso bem-feito; ele foca também no bem-estar e na experiência do cliente durante todo o processo.

três pontos.

O primeiro ponto sobre mim que você precisa saber: eu gosto do que é certo. Sempre serei transparente com você. Se as chances de vitória forem nulas, eu não vou te enganar. Eu vou falar a verdade e direi que não posso te ajudar. Qualquer outra atitude seria uma falta de respeito com você, seu tempo e seu dinheiro.

Construir uma carreira com mentiras, aventuras e falsas esperanças não faz parte dos meus planos e está totalmente descartado. Prefiro morar debaixo de uma ponte a enganar outra pessoa. Assim como meus outros colegas advogados, não estudei cinco anos para isso. A advocacia é uma profissão de respeito e eu honro e dou valor a ela.

A segunda coisa que você precisa saber sobre mim é que meu trabalho tem três características: ele é artesanal, humanizado e inovador.

É artesanal, porque eu não copio e colo o que outros advogados já fizeram. Seu caso é o seu caso, o caso de outro cliente é o caso de outro cliente; as chances de alcançar o melhor resultado possível crescem quando tratamos cada situação conforme suas particularidades.

Também é humanizado, pois quero que você acompanhe e saiba o que está acontecendo com o seu processo. Firmo o compromisso de te atualizar sobre seu caso de quinze em quinze dias – mesmo se nada tiver acontecido, eu entro em contato com você e digo “olha, não tenho novidades dessa vez”. Você vai ter a oportunidade de conhecer outras iniciativas minhas nesse sentido mais adiante.

E, por último, é inovador. Nasci e cresci em uma época onde a tecnologia é quase uma extensão do ser humano; não utilizar essa ferramenta seria tolice da minha parte. Atualmente, uso muito duas coisas: a Inteligência Artificial, que monitora seu processo, me avisa caso alguma novidade apareça e me cientifica dos prazos para falar por você no processo, e a Jurimetria, que é uma análise de outros processos parecidos para ver quais as probabilidades e o melhor caminho a ser traçado.

A terceira e última coisa que você precisa saber sobre mim é que eu gosto de organização e agilidade.

Sou metódico: todas as nossas reuniões são gravadas para que eu possa usar cada palavra a seu favor sem correr o risco de esquecer algum pequeno detalhe, todos os seus documentos são arquivados na “nuvem” da Microsoft e da Google. Organização poupa tempo.

E por falar em tempo, gosto de rapidez. Se algo pode ser resolvido hoje, não há sentido em deixar isso para amanhã. A agilidade beneficia eu e você: aplicando maneiras lícitas de fazer seu processo tramitar mais rápido, eu resolvo seu problema em um tempo menor e posso focar em outros casos.

Se eu tivesse de resumir tudo isso em uma frase, eu diria que busco o que é significativo, não o que é conveniente.

oab/sp nº 449.473

mateus freire

Sou graduado em Direito e advogado regularmente inscrito na OAB.

Em minha experiência profissional, tenho passagem por um escritório de advocacia com mais de oito mil processos ativos, pelo gabinete de um juiz estadual e na banca de uma defensora pública.

Atualmente, estou me especializando em Direito Previdenciário e Advocacia Extrajudicial.

 

sac.

"sac" é uma sigla usada pelas grandes empresas para a expressão "serviço de atendimento ao cliente".

Se você me contratou, então merece falar comigo e receber a minha atenção.

Eu disponibilizo meu número de WhatsApp para meus clientes e eles podem me enviar mensagem a qualquer horário; nem sempre poderei responder na hora, pois posso estar em audiência, reunião, trabalhando em algum caso importante etc., mas busco responder o mais rápido possível.

Na hipótese de algo urgente acontecer em dias não-úteis (finais de semana e feriados), tenho uma linha emergencial para você entrar em contato e você terá acesso a esse número.

Como disse acima, também firmo o compromisso de te atualizar sobre seu caso de duas em duas semanas.

Ao final do processo, marco uma reunião com você e te explico qual foi o desfecho. Faço questão de entregar uma cópia da decisão do juiz em suas mãos para você sempre ter esse documento.

Rolar para cima
Open chat
1
Precisa de ajuda?
⚖️ Mateus Freire — foco total em experiência e resultados. ⚖️
Como posso te auxiliar hoje?